Beta hCG: tudo sobre o teste de gravidez

Compartilhe!

Beta hCG: tudo sobre o teste de gravidez

Como saber se estou grávida? Qual exame devo fazer para confirmar uma gravidez? Essas são dúvidas que muitas mulheres terão em algum momento da vida. Nesse post vamos te apresentar os dois testes de gravidez comumente realizados nos laboratórios: o Beta hCG Qualitativo e o Beta hCG Quantitativo. Vem conferir!

O que é o Beta hCG?

O hCG, Gonadotrofina Coriónica Humana, é um hormônio produzido durante a gestação. O hCG começa a ser produzido depois da fixação do embrião na parede uterina e é ele que estimula o corpo lúteo a produzir progesterona na fase inicial da gravidez. É através da alta concentração desse hormônio que se consegue detectar se a mulher está grávida.

Como funciona o exame Beta HCG?

O teste de Beta hCG é o exame mais indicado para a confirmação de suspeita de gravidez, pois ele buscará identificar se existe a presença desse hormônio na amostra de sangue coletada.

A realização do exame em laboratório é simples: é feita uma coleta de sangue venoso – como qualquer outro exame laboratorial. E o melhor é que esse exame não exige nenhum preparo especial, ou seja, nada de fazer jejum! O exame pode ser realizado em qualquer período do dia, e o resultado pode ficar pronto em algumas horas.
Quando o teste de Beta HCG deve ser realizado? Qual a melhor hora para fazer o teste de gravidez?
O exame beta hCG consegue identificar a gravidez a partir do sétimo dia após a fecundação, antes mesmo do atraso menstrual. As concentrações de hCG se elevam tanto nas primeiras 6 semanas da gestação que chegam a praticamente dobrar a cada 48 horas durante essa fase inicial. Depois disso, os níveis começam a decrescer lentamente.

Quais os tipos de teste de Beta hCG?

Você pode realizar dois tipos de teste de gravidez, o qualitativo ou o quantitativo, a depender do seu objetivo:

Beta hCG Qualitativo – Esse é o teste mais comum. A partir da amostra de sangue coletada, o laboratório irá verificar a presença do hormônio. O resultado do exame será “Positivo” ou “Negativo”, identificando se a mulher está grávida ou não.

Beta hCG Quantitativo – O resultado do exame será um número que equivale a quantidade de hormônio presente no sangue. A partir desse número, o médico poderá estimar as semanas de gravidez da gestante. Aqui, vale o aviso: apenas um médico conseguirá analisar as semanas gestacionais, razão pela qual o laudo não trará a informação das semanas. Consulte seu médico para ter essa estimativa.

Quanto tempo leva para o resultado do exame Beta hCG?

Beta hCG Qualitativo normalmente fica pronto no mesmo dia, enquanto o Beta hCG Quantitativo costuma levar entre 1 e 3 dias, a depender da demanda do laboratório. Você deve consultar a sua unidade de atendimento no momento da coleta da amostra.

Quanto custa um teste de Beta hCG?

O preço varia muito entre laboratórios e regiões, porém o exame pode custar em média entre R$ 30,00 e R$ 100,00.

Como fazer seu teste Beta hCG conosco?

É muito simples fazer um teste de gravidez com o Laboratório Diagnóstico. Não precisa marcar horário e não é necessário pedido médico. Compareça a qualquer uma de nossas unidades e indique qual teste quer fazer. Nossa equipe estará de prontidão para te atender! Clique aqui para ver todos os nossos serviços.

Leia também...

exame do câncer de mama
Exames

CA 15-3: o exame do câncer de mama

No mês de outubro, enquanto as atenções estão especialmente voltadas à saúde da mulher, vamos lhe apresentar o CA 15-3, o exame de sangue que identifica

exame de psa
Exames

Tudo sobre o exame do PSA

Conheça mais sobre esse exame O Exame de Psa – Antígeno Prostático Específico – é parte importante da rotina de cuidados da saúde masculina. Feito através