CA 15-3: o exame do câncer de mama

exame do câncer de mama

Compartilhe!

No mês de outubro, enquanto as atenções estão especialmente voltadas à saúde da mulher, vamos lhe apresentar o CA 15-3, o exame de sangue que identifica determinados níveis de substâncias cancerígenas relacionadas ao câncer de mama. 

O que a CA 15-3?

A CA 15-3 é uma glicoproteína produzida pelas células mamárias do corpo humano, cuja concentração pode ser mais elevada em pacientes com câncer. Os níveis elevados presentes no câncer de mama podem ser indicadores de metástase ou recorrência.

Para que serve o exame CA 15-3?

O CA 15-3 é um dos principais exames laboratoriais para identificar a presença de células cancerígenas no sangue. O exame é indicado especialmente para detecção de câncer de mama recorrente e acompanhamento do tratamento de pacientes com câncer de mama avançado. Com o resultado do exame em mãos, o especialista pode avaliar o avanço do câncer. 

Logo, o marcador CA-15-3 é especialmente útil no acompanhamento de portadoras de câncer de mama. 

Quem deve fazer o exame CA 15-3?

A principal indicação para o CA 15-3 é o acompanhamento de pacientes com câncer de mama. No entanto, essa proteína também pode ser encontrada em outras patologias, como câncer de pulmão, pâncreas e colorretal. 

O exame CA 15-3 substitui os exames de imagem no combate ao câncer de mama?

Não. O exame de sangue CA 15-3 é um aliado ao diagnóstico e controle do câncer de mama, mas não substitui a realização de outros exames indicados, inclusive de imagem e toque.

O exame sempre funciona?

O exame de CA 15-3 identifica o câncer especialmente se o corpo produzir altos níveis da substância cancerígena, podendo não ser útil em todos os casos de câncer de mama. 

Exame CA 15-3 alterado / elevado, o que significa?

O resultado do exame de CA 15-3 pode se elevar antes que apareçam as manifestações clínicas de recidiva ou de metástases. Também pode estar aumentado em carcinomas de outros órgãos e sistemas, assim como em doenças benignas da mama, fígado (cirrose, hepatite aguda, hepatite crônica severa), pulmões e ovários. Como o exame possui diversas interferências, é essencial o acompanhamento por um médico!

Como funciona o exame de CA 15-3?

Do ponto de vista laboratorial, o exame é bastante simples: é feita uma coleta de sangue venoso – como qualquer outro exame laboratorial. O exame, inclusive, pode ser feito em conjunto com outros exames de sangue.

Quais os preparos para a realização do exame de sangue CA 15-3?

Não há nenhum preparo necessário. O exame não necessita jejum e não há contraindicações.

Quanto tempo demora o resultado do exame de sangue CA 15-3?

O resultado do exame de CA 15-3 costuma levar entre 2 e 5 dias úteis, a depender do laboratório.

Quanto custa um exame de CA15-3?

O preço varia muito entre laboratórios e regiões, porém o exame pode custar em média entre R$ 30,00 e R$ 60,00.

Como fazer seu exame de CA 15-3 conosco?

É muito simples fazer um exame de CA 15-3 com o Laboratório Diagnóstico. Não precisa marcar horário e não é necessário pedido médico. Compareça a qualquer uma de nossas unidades e solicite a realização do teste. Nossa equipe estará de prontidão para te atender!

Consulte este e outros serviços do Laboratório Diagnóstico clicando aqui!

Leia também...

exame do câncer de mama
Exames

CA 15-3: o exame do câncer de mama

No mês de outubro, enquanto as atenções estão especialmente voltadas à saúde da mulher, vamos lhe apresentar o CA 15-3, o exame de sangue que identifica

exame de psa
Exames

Tudo sobre o exame do PSA

Conheça mais sobre esse exame O Exame de Psa – Antígeno Prostático Específico – é parte importante da rotina de cuidados da saúde masculina. Feito através