Como fazer um teste de DNA / Paternidade em laboratório?

Compartilhe!

Nos últimos anos, observa-se um aumento na procura por teste de DNA. São diversas as situações em que se busca um laboratório para fazer um teste, mas a principal busca continua sendo pelos testes que verificam a paternidade. Nesse post falaremos exatamente sobre isso! 

Como funciona o exame de paternidade? Quais os tipos existentes? 

Cada pessoa possui 50% do material genético provindo da mãe e os outros 50% provindos do pai. Existem algumas sequências no DNA que são diferentes de pessoa para pessoa. Essas sequências variáveis de pessoa para pessoa são encontradas em regiões específicas dos cromossomos, que são chamados de alelos. No teste de paternidade é realizada a comparação dos alelos encontrados nos filhos com os alelos dos supostos pais. Esse é o primeiro indício de paternidade. 

Quem participa do teste de paternidade? 

Temos 3 possibilidades para a realização do teste de paternidade. A primeira delas ocorre entre o suposto pai e o suposto filho. A segunda, entre a mãe e o suposto filho. E a terceira, entre a mãe, suposto pai e suposto filho. 

Qual é a idade mínima para a realização do teste de DNA?

Não existe idade mínima para realizar um teste de paternidade. O exame pode ser realizado inclusive em recém-nascidos.

Como é feita a coleta da amostra?

A amostra poderá ser coletada de duas formas, sendo a forma mais comum a coleta de sangue. É feito um furinho no dedo do paciente e a gota de sangue é dispensada em um papel-filtro para análise. 

A outra forma de coleta de amostra é de saliva, por meio de swab oral. Para pessoas que receberam transplante de medula, a coleta por swab oral é obrigatória, não sendo válida a coleta de amostra de sangue. 

Qual exame de DNA é mais seguro? Saliva ou sangue?

Ambos os testes são seguros, porém a coleta de sangue é preferível, pois há menos chances de recoleta das amostras. Coletas de saliva precisam ser muito bem feitas para ter-se quantidade suficiente de células da mucosa oral para extração de DNA. Se o material for insuficiente, a chance de recoleta é grande. 

Quais os documentos necessários para a realização do teste de paternidade? 

É necessário que todas as partes envolvidas no teste apresentem documento oficial com foto. No caso de crianças pequenas, é aceita declaração de nascido vivo com validade até 90 dias após o nascimento. 

Importante: caso um dos participantes do exame seja menor de idade, ele precisará estar acompanhado de seu responsável legal, ou seja, do pai ou mãe que consta no seu documento oficial. Tanto o menor de idade quanto o responsável legal precisam apresentar documento.

O exame pode ser realizado sem a participação da mãe?

Sim, desde que a criança esteja registrada também no nome do suposto pai, ou também caso o suposto filho seja maior de idade. 

Qual o valor de um teste de paternidade? 

O preço varia bastante entre os laboratórios e as regiões, mas você deve encontrar preços entre R$ 500,00 – R$ 1.000,00 na Grande Florianópolis.

Quanto tempo demora para sair o resultado do teste de DNA?

O tempo para resultado também irá variar bastante entre os laboratórios e as regiões, mas, dada a complexidade da análise, usualmente leva cerca de 20 a 30 dias para o resultado do teste de paternidade ficar pronto. 

Pode haver erro no teste de DNA? É possível que um teste de paternidade dê falso positivo? Qual a confiabilidade do teste de DNA?

São realizadas análises de, no mínimo, 15 marcadores para a execução desse teste. Pela técnica de comparação dos perfis genéticos, é possível obter resultados com índice de paternidade superiores a 99,99%!!

Quais as restrições para a realização do teste de dna?

Caso alguma das partes envolvidas tenham recebido transfusão de sangue, deve-se aguardar pelo menos seis meses para fazer a coleta com amostra de sangue. 

Para pessoas que receberam transplante de medula, a coleta por swab oral é obrigatória, não sendo válida a coleta de amostra de sangue. 

É possível burlar um teste de paternidade? Como funciona a segurança do exame?

No momento da coleta, todos os participantes do teste de paternidade deverão apresentar seus documentos pessoais, assinar e colocar suas impressões digitais na ficha de autorização para a coleta. Tais informações serão armazenadas pelo laboratório responsável pela análise e estarão à disposição caso haja dúvida em relação à identidade dos participantes do teste. 

Como fazer seu teste de paternidade conosco?

É simples fazer um teste de paternidade com o Laboratório Diagnóstico. Ligue para a unidade de atendimento desejada ou nos chame no WhatsApp que faremos o agendamento do seu teste. Não é necessário ter um pedido médico. Vamos adorar te ver por lá!

Como funciona a entrega do resultado do teste de paternidade?

No Laboratório Diagnóstico, entregamos o resultado em mãos, na unidade onde foi realizada a coleta do exame. Só as pessoas envolvidas no teste de paternidade e seus responsáveis legais estão autorizadas a retirar o resultado. São disponibilizadas vias impressas a todos os envolvidos.   

Leia também...

exame do câncer de mama
Exames

CA 15-3: o exame do câncer de mama

No mês de outubro, enquanto as atenções estão especialmente voltadas à saúde da mulher, vamos lhe apresentar o CA 15-3, o exame de sangue que identifica

exame de psa
Exames

Tudo sobre o exame do PSA

Conheça mais sobre esse exame O Exame de Psa – Antígeno Prostático Específico – é parte importante da rotina de cuidados da saúde masculina. Feito através