Conheça o Parcial de Urina (EAS), um dos exames mais solicitados pelos médicos

Compartilhe!

O exame Parcial de Urina, também conhecido como EAS, faz parte do grupo de exames laboratoriais mais pedidos pelos médicos para avaliar a saúde geral do paciente. Conheça mais sobre o exame lendo o nosso post! 

O que é o exame Parcial de Urina (EAS)? 

O teste Parcial de Urina tem como objetivo avaliar a função renal, identificar infecções do trato urinário e outros tipos de doenças. A partir da análise microscópica da urina, é possível observar células, bactérias, cristais e demais componentes presentes.

Quais tipos de doenças o exame de Parcial de Urina (EAS) identifica? 

A urina é uma das principais vias de excreção do organismo e é através dela que se detectam diversos aspectos do corpo humano. Elementos anormais encontrados na análise da amostra podem estar relacionados a algum tipo de doença. 

Como indicação clínica, o exame serve para diagnóstico e monitoramento de doenças renais e do trato urinário, doenças sistêmicas ou metabólicas, doenças hepáticas e biliares e algumas desordens hemolíticas, por exemplo. 

Quando é necessário fazer um exame de Parcial de Urina (EAS)?

O exame de urina de rotina é um teste simples, não invasivo e de reduzido custo, que permite identificar diferentes elementos com relevância diagnóstica

Por ser um exame fácil, indolor e oferecer inúmeras informações importantes, o Parcial de Urina (EAS) faz parte do grupo de exames laboratoriais mais pedidos pelos médicos para avaliar a saúde geral do paciente. 

Assim, recomenda-se incluir o exame durante os check-ups de rotina, bem como realizá-lo caso haja queixa de algum sintoma condizente com algo que possa ser visualizado no exame.  

Quais os preparos necessários para a realização do exame de Parcial de Urina (EAS) antes de ir ao laboratório?

Para realizar o exame, é necessário que o paciente esteja a 2 (duas) horas sem urinar. 

O Parcial de Urina (EAS) precisa ser feito com a primeira urina após acordar?

Não, não é necessário que seja coletada a primeira urina da manhã. Basta que o paciente esteja a 2 (duas) horas sem urinar. 

O exame Parcial de Urina (EAS) é coletado em casa?

Não, o exame é coletado no laboratório, e o frasco é fornecido no balcão da recepção. Em casos excepcionais, nossa equipe técnica poderá autorizar a coleta pelo paciente em sua casa. 

Quanto tempo demora o resultado do exame de Parcial de Urina (EAS) ? 

O resultado do Parcial de Urina (EAS) leva entre 1 – 3 dias. 

Quais os possíveis resultados de um exame de Parcial de Urina (EAS) ? 

O resultado do Parcial de Urina (EAS) poderá apresentar vários caracteres da urina (características gerais, exames químicos e sedimentos). Os resultados devem ser interpretados por um médico de confiança do paciente.

Quanto custa um exame de Parcial de Urina (EAS) ? 

O preço varia muito entre laboratórios e regiões, porém o exame pode custar em média entre R$ 15,00 e R$ 50,00.

Como fazer seu exame de Parcial de Urina (EAS) ?

É muito simples fazer um exame de Parcial de Urina (EAS) com o Laboratório Diagnóstico. Não precisa marcar horário e não é necessário pedido médico. Compareça a qualquer uma de nossas unidades e solicite a realização do teste. Nossa equipe estará de prontidão para te atender!

Consulte este e outros serviços do Laboratório Diagnóstico clicando aqui!

Leia também...

exame do câncer de mama
Exames

CA 15-3: o exame do câncer de mama

No mês de outubro, enquanto as atenções estão especialmente voltadas à saúde da mulher, vamos lhe apresentar o CA 15-3, o exame de sangue que identifica

exame de psa
Exames

Tudo sobre o exame do PSA

Conheça mais sobre esse exame O Exame de Psa – Antígeno Prostático Específico – é parte importante da rotina de cuidados da saúde masculina. Feito através