A dengue é uma doença febril que tem se mostrado de grande importância na saúde pública nos últimos anos. O vírus dengue é transmitido pela picada da fêmea infectada do mosquito Aedes aegypti. A maior transmissão da doença ocorre nos meses mais chuvosos de cada região, geralmente de novembro a maio. O acúmulo de água parada contribui para a proliferação do mosquito e, consequentemente, maior disseminação da doença.
Neste post vamos te apresentar o teste rápido da dengue – uma solução rápida e bastante eficaz no diagnóstico da doença.
O que é o Teste Rápido da Dengue?
O teste rápido da dengue é um método de diagnóstico da doença bastante utilizado pela sua rapidez no resultado e pela simplicidade na coleta do material. O teste é feito através de uma coleta de sangue e analisa se a pessoa está contaminada no momento e se já possui anticorpos para a doença.
O que o Teste Rápido de Dengue avalia?
O teste rápido da dengue realizado pelo Laboratório Diagnóstico avalia NS1, IgM e IgG, ou seja, o exame avalia se a pessoa está infectada no momento e se possui anticorpos para a doença.
Quais os principais sintomas da dengue?
De acordo com o Ministério da Saúde, os principais sintomas da dengue são: febre alta (38°C ou mais); dor no corpo e articulações; dor atrás dos olhos; mal estar; falta de apetite; dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.
A partir de quantos dias de sintoma é indicado fazer o Teste Rápido de Dengue?
Para verificar se o paciente está com infecção no momento, indica-se a realização do teste rápido de dengue a partir do 2º dia de início dos sintomas. Para a verificação dos anticorpos, indica-se a realização do teste após 15 dias do início dos sintomas.
O que é o NS1 verificado no exame de dengue e quando é possível detectá-lo?
O antígeno NS1 é uma glicoproteína altamente conservada que está presente em altas concentrações no soro de pacientes infectados por vírus da dengue durante a fase clínica inicial da doença. O antígeno NS1 é detectado em amostras de pacientes infectados com dengue primária e secundária entre 01 e 09 dias após o início da doença.
O que são o IgM e IgG verificados no exame de dengue?
Tanto IgM quanto IgG são anticorpos detectáveis no teste rápido da dengue. Um IgM positivo significa que a pessoa possui anticorpos do tipo imunoglobulina M, ou seja, que ela já foi exposta e está na fase ativa da doença, havendo a possibilidade do microrganismo estar circulando no paciente naquele momento.
Por sua vez, um resultado positivo para IgG pode indicar que a pessoa já teve contato com a doença em algum momento da vida e, portanto, para algumas doenças, esses anticorpos funcionam como uma proteção em caso de novo contato com o microrganismo.
Quando é possível detectar os anticorpos IgG e IgM no teste rápido de dengue?
O IgM torna-se detectável em infecções primárias entre o quinto e o décimo dia desde o início dos sintomas. Já para os casos de infecção secundária, ele aparece a partir do quarto e quinto dia desde o início dos sintomas.
Por sua vez, o IgG aparece a partir do 14º dia em infecções primárias, mantendo-se por toda a vida. Porém, nas infecções secundárias, os níveis de IgG aumentam em 1 a 2 dias após o início dos sintomas e induzem uma resposta de IgM ao fim de 20 dias de infecção.
Quais os preparos necessários para a realização do exame?
Não é necessário nenhum preparo especial para a realização do exame. Basta comparecer a uma unidade do Laboratório Diagnóstico e solicitar o teste.
Quanto tempo demora o resultado do exame ?
O resultado do teste rápido da Dengue pode sair no mesmo dia da coleta, ou no máximo até o dia seguinte.
Quanto custa um teste rápido de dengue (NS1, IgG e IgM)?
O preço varia muito entre laboratórios e regiões, porém o exame pode custar em média entre R$ 80,00 e R$ 150,00.
Como fazer seu exame conosco?
É muito simples fazer um teste de dengue com o Laboratório Diagnóstico. Não precisa marcar horário e não é necessário pedido médico. Compareça a qualquer uma de nossas unidades e solicite a realização do exame. Nossa equipe estará de prontidão para te atender!
Consulte este e outros serviços do Laboratório Diagnóstico clicando aqui!