Conheça o Teste Rápido para Covid-19 e Influenzas A e B

Compartilhe!

Já é de conhecimento geral que o diagnóstico rápido e preciso para Covid-19 e H1N1 / H3N2 é essencial para o combate à transmissão da doença, bem como para a tomada de decisões médicas acerca do tratamento dos pacientes. Neste post vamos te apresentar o teste rápido para covid e outras “gripes” (as influenzas A e B) – uma solução rápida e bastante eficaz no diagnóstico de pacientes sintomáticos.

O que é o Teste Rápido para Covid-19 e Influenza? 

O teste rápido é um método de diagnóstico da Covid-19, Influenza A e Influeza B utilizado pela sua rapidez no resultado e pela simplicidade na coleta do material. O teste é feito através da coleta de secreção do nariz do paciente e analisará se a pessoa está contaminada no momento – e por qual dos vírus ela está contaminada.

Para testar para Covid-19, Influenza A e Influenza B, basta fazer um só teste?

Isso mesmo! Com o nosso teste rápido, você coleta o material apenas uma vez e – em até duas horas – saberá se está com Covid-19, Influenza A, Influenza B, ou nenhuma destas doenças!

O que são as Influenzas A e B indicadas no teste?

O tipo A da influenza é classificado em subtipos, como o A(H1N1) e o A(H3N2). Já o tipo B é dividido em duas linhagens: B/Victoria e B/Yamagata. Embora possuam diferenças genéticas, todos os tipos de influenza podem provocar sintomas parecidos, como febre alta, tosse, garganta inflamada, dores de cabeça, no corpo e nas articulações, calafrios e fadiga.

O vírus H3N2, que ficou mais conhecido com a expressiva alta de casos em 2022, é uma variante do vírus Influenza A, que é um dos principais responsáveis pela gripe comum e pelos resfriados, sendo facilmente transmitido entre pessoas por meio de gotículas liberadas no ar quando a pessoa gripada tosse ou espirra.    

Mesmo com letalidade menor que a Covid-19, as Influenzas têm chances de evoluir para casos graves, especialmente para grupos de risco (crianças, idosos, gestantes e indivíduos com comorbidades). É essencial obter um diagnóstico preciso e consultar seu médico!

O que o Teste Rápido avalia? 

O teste rápido realizado pelo Laboratório Diagnóstico avalia os antígenos para Covid-19, Influenza A e Influenza B, ou seja, avalia se a pessoa está infectada no momento.

Para quem o teste de Covid-19 e Influenzas é indicado? 

Para pacientes com sintomas gripais ou outros sintomas característicos de cada doença. 

A partir de quantos dias de sintoma é indicado fazer o Teste Rápido?

Indica-se a realização do teste rápido a partir do 2º dia de início dos sintomas. O teste deve ser realizado entre o 2º e 7º dia a partir do início de sintomas.

Quais os preparos necessários para a realização do exame?

Não é necessário nenhum preparo especial para a realização do exame. Basta comparecer a uma unidade do Laboratório Diagnóstico e solicitar o teste. 

Quanto tempo demora o resultado do exame ? 

No Laboratório Diagnóstico, o resultado do teste rápido para Covid-19 e gripes é liberado em até 2 horas após a coleta. 

Quanto custa um teste rápido? 

O preço varia muito entre laboratórios e regiões, porém o exame pode custar em média entre R$ 80,00 e R$ 150,00. 

Como fazer seu exame conosco?

É muito simples fazer um teste rápido para Covid-19 e Influenzas A e B com o Laboratório Diagnóstico. Não precisa marcar horário e não é necessário pedido médico. Compareça a qualquer uma de nossas unidades e solicite a realização do exame. Nossa equipe estará de prontidão para te atender!

Consulte este e outros serviços do Laboratório Diagnóstico clicando aqui!

Leia também...

exame do câncer de mama
Exames

CA 15-3: o exame do câncer de mama

No mês de outubro, enquanto as atenções estão especialmente voltadas à saúde da mulher, vamos lhe apresentar o CA 15-3, o exame de sangue que identifica

exame de psa
Exames

Tudo sobre o exame do PSA

Conheça mais sobre esse exame O Exame de Psa – Antígeno Prostático Específico – é parte importante da rotina de cuidados da saúde masculina. Feito através