Espermograma – o exame da fertilidade masculina

Compartilhe!

Conheça mais sobre o exame de espermograma – o teste laboratorial que examina a fertilidade masculina e outras condições através da análise do sêmen. 

O que é o exame de Espermograma? 

O espermograma é um exame laboratorial que analisa a composição do sêmen a fim de verificar informações importantes em relação à espermatogênese (produção dos espermatozóides) e à permeabilidade do sistema reprodutivo masculino.

Quando é necessário fazer um Espermograma?

A realização do exame de Espermograma é solicitada pelos médicos por diversos motivos, mas principalmente para investigar o motivo de infertilidade, investigação de varicocele, após vasectomia (ou reversão de vasectomia), acompanhamento de pacientes que fazem uso de medicações, algumas doenças genéticas e endócrinas, entre outros.

Quais os preparos necessários para a realização do Espermograma antes de ir ao laboratório?

O paciente deve estar sem ejacular entre 3 e 5 dias (não ter ejaculado em período inferior a três dias, nem superior a cinco dias). A ejaculação inclui relações sexuais, masturbação e/ou ejaculação noturna).

Caso o teste seja para controle de vasectomia, o paciente deve estar de 2 (dois) a 7(sete) dias sem ejaculação (relação sexual, masturbação e/ou ejaculação noturna);

Já para a coleta do exame de Espermocultura, o paciente não deve estar fazendo uso de antibióticos/antimicrobianos por, pelo menos, 10 (dez) dias.

Atenção: outros preparos podem ser especificados a critério do médico.

Como funciona o exame de Espermograma no Laboratório Diagnóstico?

O exame é realizado no ambiente laboratorial apenas com horário agendado. O paciente irá responder a um questionário e será encaminhado para a sala de coleta, onde ficará sozinho para realizar os procedimentos com maior tranquilidade.

O paciente é orientado a urinar antes da coleta e fazer a higiene das mãos e pênis com água e sabonete antes da obtenção da amostra.

Deve-se coletar o material por masturbação, em frasco estéril fornecido pelo laboratório, coletando todo o sêmen, inclusive o primeiro jato. Não é possível utilizar lubrificantes como gel, óleo, saliva ou preservativo na coleta.

Quanto tempo demora o resultado do exame de Espermograma? 

O tempo para o resultado varia entre laboratórios, porém usualmente o resultado é liberado em até 3 dias após a coleta. 

Quanto custa um exame de Espermograma? 

O preço varia muito entre laboratórios e regiões, porém o exame pode custar em média entre R$ 20,00 e R$ 80,00. 

Como fazer seu exame de Espermograma conosco?

É muito simples fazer um teste de Espermograma com o Laboratório Diagnóstico. Agende seu horário através do WhatsApp (48) 99678-6100. No dia e hora marcados, compareça à unidade de agendamento. Nossa equipe estará de prontidão para te atender!

Consulte este e outros serviços do Laboratório Diagnóstico clicando aqui!

Leia também...

exame do câncer de mama
Exames

CA 15-3: o exame do câncer de mama

No mês de outubro, enquanto as atenções estão especialmente voltadas à saúde da mulher, vamos lhe apresentar o CA 15-3, o exame de sangue que identifica

exame de psa
Exames

Tudo sobre o exame do PSA

Conheça mais sobre esse exame O Exame de Psa – Antígeno Prostático Específico – é parte importante da rotina de cuidados da saúde masculina. Feito através