O exame toxicológico é uma exigência da legislação brasileira e obriga todos os condutores das categorias C, D e E a realizarem o teste para obtenção/renovação da CNH nas seguintes ocasiões:
- ● obtenção da Carteira Nacional de Habilitação – CNH;
- ● alteração de categoria da CNH;
- ● renovação da CNH;
- ● a cada 2 anos e 6 meses (“Toxicológico Periódico”);
- ● admissão e desligamento de motoristas profissionais das categorias C, D e E; contratados no regime CLT.
O exame toxicológico para CNH só pode ser realizado em laboratórios devidamente credenciados pelo Departamento Nacional de Trânsito. Nesse post vamos te explicar os principais detalhes do teste.
Para que serve o exame toxicológico para CNH?
O exame toxicológico identifica o consumo de drogas pelo motorista. A exigência do exame toxicológico visa acabar com o uso de substâncias químicas por motoristas, minimizando os acidentes associados.
Como é feito o Exame Toxicológico?
O exame toxicológico é realizado a partir da coleta de uma pequena amostra de cabelos ou pelos. Por meio da análise de uma mecha de cabelo (que tenha mais ou menos da espessura de uma caneta); ou de pelos corporais (peito, pernas, braços, axilas), pode-se detectar substâncias consumidas até 180 dias antes do exame.
Quais são os preparos para a realização do toxicológico para CNH?
A realização do teste é simples, não exigindo nenhum preparo especial. O uso de produtos como gel, shampoo, condicionador ou tintura não influenciam o resultado do teste.
Quais são as drogas detectadas no toxicológico para CNH?
As substâncias exigidas para finalidade de emissão ou renovação da CNH e pelo Ministério do Trabalho são:
- ● Anfetamina (presente no rebite, assim como outras drogas, como a cocaína);
- ● Cocaína e derivados, como o crack;
- ● Codeína;
- ● Ecstasy, conhecido como “bala” (MDMA);
- ● Maconha e seus derivados, como skunk e haxixe;
- ● Metanfetaminas, como meth, ice e speed;
- ● Heroína;
- ● Morfina;
É possível, também, identificar outras drogas, como o álcool, mas apenas quando é feita uma exigência prévia pelo paciente. Saiba mais clicando aqui.
O Exame Toxicológico para CNH testa álcool e cigarro?
Não. O exame toxicológico padrão não testa o consumo de álcool ou cigarros. O exame toxicológico também não detecta consumo de energéticos, antidepressivos, anabolizantes, calmantes e similares.
O Toxicológico para CNH pode detectar remédios?
Sim. Pacientes que tomam remédios à base de drogas precisam apresentar a receita médica na data da coleta e assinalar o uso do medicamento.
Quanto tempo depois do consumo são detectadas as drogas no Exame Toxicológico?
O exame toxicológico é chamado de “larga janela” porque detecta o uso de substâncias psicoativas (drogas) em um período de pelo menos 90 dias antes da realização do teste.
O exame toxicológico é realizado com fios de cabelo ou pelos para detectar drogas e seus metabólitos que foram absorvidos e permanecem nesses materiais durante meses ou até anos após o consumo.
Sendo assim, o exame toxicológico pode detectar as substâncias utilizadas em um período de 90 dias ou mais.
Meu resultado do toxicológico de CNH pode ser um falso positivo?
Não. O exame toxicológico feito pelos nossos parceiros é confirmatório. Não fazemos triagem ou testes rápidos.
Onde fazer o exame toxicológico para CNH?
O laboratório de coleta deve ser parceiro de um laboratório toxicológico credenciado pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN).
Nós do Laboratório Diagnóstico somos parceiros das redes Chromatox e Pardini, ambas credenciadas pelo DENATRAN, oferecendo os testes de forma segura e conforme preconiza a legislação brasileira.
Agende seu exame pela nossa Central de Atendimento via WhatsApp (48) 99678-6100 e compareça a uma das unidades do Laboratório Diagnóstico. Estamos localizados nas cidades de Florianópolis, São José e Palhoça/SC. Nossa equipe estará de prontidão para te atender!
Quais os documentos necessários para realizar o toxicológico para CNH?
É preciso apresentar documento de identificação válido com foto, de preferência CNH.
Quanto tempo demora o resultado do toxicológico para CNH?
No Laboratório Diagnóstico, o resultado do Exame Toxicológico para CNH costuma levar entre 5 e 7 dias úteis. O resultado é comunicado diretamente aos órgãos competentes.
Quanto custa um Teste Toxicológico para CNH?
O preço varia muito entre laboratórios e regiões, porém o exame pode custar em média entre R$ 140,00 e R$ 250,00.
Como fazer seu exame conosco?
É muito simples fazer um Exame Toxicológico para CNH com o Laboratório Diagnóstico. Agende seu exame pela nossa Central de Atendimento via WhatsApp (48) 99678-6100 e compareça a uma das unidades do Laboratório Diagnóstico. Estamos localizados nas cidades de Florianópolis, São José e Palhoça/SC. Nossa equipe estará de prontidão para te atender!
Consulte este e outros serviços do Laboratório Diagnóstico clicando aqui!