Exame Toxicológico para CNH: o teste que identifica o consumo de drogas pelo motorista

Compartilhe!

O exame toxicológico é uma exigência da legislação brasileira e obriga todos os condutores das categorias C, D e E a realizarem o teste para obtenção/renovação da CNH nas seguintes ocasiões:

  • ● obtenção da Carteira Nacional de Habilitação – CNH;
  • ● alteração de categoria da CNH;
  • ● renovação da CNH;
  • ● a cada 2 anos e 6 meses (“Toxicológico Periódico”);
  • ● admissão e desligamento de motoristas profissionais das categorias C, D e E; contratados no regime CLT. 

O exame toxicológico para CNH só pode ser realizado em laboratórios devidamente credenciados pelo Departamento Nacional de Trânsito. Nesse post vamos te explicar os principais detalhes do teste.

Para que serve o exame toxicológico para CNH?

O exame toxicológico identifica o consumo de drogas pelo motorista. A exigência do exame toxicológico visa acabar com o uso de substâncias químicas por motoristas, minimizando os acidentes associados. 

Como é feito o Exame Toxicológico? 

O exame toxicológico é realizado a partir da coleta de uma pequena amostra de cabelos ou pelos. Por meio da análise de uma mecha de cabelo (que tenha mais ou menos da espessura de uma caneta); ou de pelos corporais (peito, pernas, braços, axilas), pode-se detectar substâncias consumidas até 180 dias antes do exame.

Quais são os preparos para a realização do toxicológico para CNH?

A realização do teste é simples, não exigindo nenhum preparo especial. O uso de produtos como gel, shampoo, condicionador ou tintura não influenciam o resultado do teste.

Quais são as drogas detectadas no toxicológico para CNH?

As substâncias exigidas para finalidade de emissão ou renovação da CNH e pelo Ministério do Trabalho são:

  • ● Anfetamina (presente no rebite, assim como outras drogas, como a cocaína);
  • ● Cocaína e derivados, como o crack;
  • ● Codeína;
  • ● Ecstasy, conhecido como “bala” (MDMA);
  • ● Maconha e seus derivados, como skunk e haxixe;
  • ● Metanfetaminas, como meth, ice e speed;
  • ● Heroína;
  • ● Morfina;

É possível, também, identificar outras drogas, como o álcool, mas apenas quando é feita uma exigência prévia pelo paciente. Saiba mais clicando aqui.

O Exame Toxicológico para CNH testa álcool e cigarro? 

Não. O exame toxicológico padrão não testa o consumo de álcool ou cigarros. O exame toxicológico também não detecta consumo de energéticos, antidepressivos, anabolizantes, calmantes e similares.

O Toxicológico para CNH pode detectar remédios?

Sim. Pacientes que tomam remédios à base de drogas precisam apresentar a receita médica na data da coleta e assinalar o uso do medicamento.

Quanto tempo depois do consumo são detectadas as drogas no Exame Toxicológico? 

O exame toxicológico é chamado de “larga janela” porque detecta o uso de substâncias psicoativas (drogas) em um período de pelo menos 90 dias antes da realização do teste.

O exame toxicológico é realizado com fios de cabelo ou pelos para detectar drogas e seus metabólitos que foram absorvidos e permanecem nesses materiais durante meses ou até anos após o consumo.

Sendo assim, o exame toxicológico pode detectar as substâncias utilizadas em um período de 90 dias ou mais.

Meu resultado do toxicológico de CNH pode ser um falso positivo?

Não. O exame toxicológico feito pelos nossos parceiros é confirmatório. Não fazemos triagem ou testes rápidos. 

Onde fazer o exame toxicológico para CNH?

O laboratório de coleta deve ser parceiro de um laboratório toxicológico credenciado pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN).

Nós do Laboratório Diagnóstico somos parceiros das redes Chromatox e Pardini, ambas credenciadas pelo DENATRAN, oferecendo os testes de forma segura e conforme preconiza a legislação brasileira. 

Agende seu exame pela nossa Central de Atendimento via WhatsApp (48) 99678-6100 e compareça a uma das unidades do Laboratório Diagnóstico. Estamos localizados nas cidades de Florianópolis, São José e Palhoça/SC. Nossa equipe estará de prontidão para te atender!

Quais os documentos necessários para realizar o toxicológico para CNH?

É preciso apresentar documento de identificação válido com foto, de preferência CNH.

Quanto tempo demora o resultado do toxicológico para CNH? 

No Laboratório Diagnóstico, o resultado do Exame Toxicológico para CNH costuma levar entre 5 e 7 dias úteis. O resultado é comunicado diretamente aos órgãos competentes.

Quanto custa um Teste Toxicológico para CNH?  

O preço varia muito entre laboratórios e regiões, porém o exame pode custar em média entre R$ 140,00 e R$ 250,00. 

Como fazer seu exame conosco?

É muito simples fazer um Exame Toxicológico para CNH com o Laboratório Diagnóstico.  Agende seu exame pela nossa Central de Atendimento via WhatsApp (48) 99678-6100 e compareça a uma das unidades do Laboratório Diagnóstico. Estamos localizados nas cidades de Florianópolis, São José e Palhoça/SC. Nossa equipe estará de prontidão para te atender!

Consulte este e outros serviços do Laboratório Diagnóstico clicando aqui!

Leia também...

exame do câncer de mama
Exames

CA 15-3: o exame do câncer de mama

No mês de outubro, enquanto as atenções estão especialmente voltadas à saúde da mulher, vamos lhe apresentar o CA 15-3, o exame de sangue que identifica

exame de psa
Exames

Tudo sobre o exame do PSA

Conheça mais sobre esse exame O Exame de Psa – Antígeno Prostático Específico – é parte importante da rotina de cuidados da saúde masculina. Feito através