Exames de sangue para identificar alergias: Conheça o IgE Específico

Compartilhe!

De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), cerca de 30% da população brasileira têm algum tipo de alergia. Nesse post vamos te apresentar o exame de IgE Específico – o teste laboratorial que identifica alergias a alimentos, medicamentos e outras substâncias.

O que é o exame IgE Específico? 

A imunoglobulina E, também conhecida como IgE, é uma proteína encontrada no sangue em baixas concentrações. Quando há algum processo alérgico em nosso corpo, os níveis de IgE elevam e, consequentemente, conseguimos identificar sua presença e constatar se há um processo alérgico em curso.

Quais tipos de alergia o exame IgE Específico identifica? O exame é para alergias alimentares? 

No exame de sangue, é possível que o médico solicite o IgE específico para determinada alergia, tal como IgE F2, que é específico para leite, ou então solicitar um IgE F245 que é específico para ovos. Existem inúmeras imunoglobulinas E específicas e que não são apenas para a análise de alergias a alimentos. Pode-se solicitar exames para identificar alergias a ácaros, plantas, animais ou pêlos de animais, fungos e medicamentos. 

Alguns exames de IgE Específico que podem ser realizados: azitromicina, amoxicilina, ácaros, camarão, chocolate, amendoim, ovo, proteína do leite, tipos de carne, entre muitos outros!

Quando é necessário fazer um exame de IgE Específico?

A realização do exame de IgE Específico é comumente realizada em casos de processos alérgicos com causa não identificada, em que o médico possui alguma suspeita do possível agente causador da alergia, mas necessitará do auxílio do exame de sangue para dar o diagnóstico correto. 

Quais os preparos necessários para a realização do exame de IgE Específico antes de ir ao laboratório?

Do ponto de vista laboratorial, o exame é bastante simples: é feita uma coleta de sangue venoso – como qualquer outro exame laboratorial. E o melhor é que esse exame não exige nenhum preparo especial, ou seja, nada de fazer jejum!  

Quanto tempo demora o resultado do exame de IgE Específico? 

Como existem diversas opções de IgE Específico, os prazos de entrega do resultado podem variar e por isso, recomendamos que entre em contato conosco para descobrir o prazo de entrega do IgE que você precisa realizar. 

Quais os possíveis resultados de um exame de IgE Específico? 

Os resultados saem em uma unidade medida chamada quilo unidades por litro (kU/L) que será analisada e avaliada junto da correlação clínica pelo médico para constatar se a pessoa é realmente alérgica a aquele agente. 

Quanto custa um exame de IgE Específico? 

O preço varia muito entre laboratórios e regiões, porém o exame pode custar em média entre R$ 30,00 e R$ 150,00. 

Como fazer seu exame de IgE Específico?

É muito simples fazer um exame de IgE Específico com o Laboratório Diagnóstico. Não precisa marcar horário e não é necessário pedido médico. Compareça a qualquer uma de nossas unidades e solicite a realização do teste. Nossa equipe estará de prontidão para te atender!

Consulte este e outros serviços do Laboratório Diagnóstico clicando aqui!

Leia também...

exame do câncer de mama
Exames

CA 15-3: o exame do câncer de mama

No mês de outubro, enquanto as atenções estão especialmente voltadas à saúde da mulher, vamos lhe apresentar o CA 15-3, o exame de sangue que identifica

exame de psa
Exames

Tudo sobre o exame do PSA

Conheça mais sobre esse exame O Exame de Psa – Antígeno Prostático Específico – é parte importante da rotina de cuidados da saúde masculina. Feito através