SEXAGEM FETAL: o exame que revela

sexagem-fetal

Compartilhe!

Qual a forma mais rápida e segura de descobrir o sexo do seu bebê? Nesse post vamos te apresentar o teste de sexagem fetal, pois o principal exame de sangue que revela se o bebê é menino ou menina.

Não se assuste: Pois ele é um exame de sangue comum, coletado da mamãe e sem riscos para a mãe ou para o feto. Portanto, nesse post vamos responder às principais dúvidas sobre o teste. 

O que é o teste de sexagem fetal? 

A sexagem fetal é o principal exame laboratorial que identifica se a gestante está esperando um menino ou menina.

Como funciona o exame de sexagem fetal? 

O teste de sexagem fetal é feito a partir da coleta de uma amostra de sangue da mãe. 

Em suma o exame baseia-se na análise e procura do cromossomo Y. No sexo feminino encontramos a junção de cromossomos do tipo XX, enquanto no sexo masculino, XY.

Como a mãe do bebê será sempre XX devido ao seu sexo, portanto se não for encontrado nenhum cromossomo Y na amostra, o bebê também será do sexo feminino! Caso seja encontrado a presença de cromossomo Y, o bebê será do sexo masculino! 

Com quantas semanas de gestação já posso fazer o teste? Qual a melhor semana para fazer?

A partir da 8ª semana completa de gestação o teste é 99% sensível e já é possível fazer a sexagem fetal.

Portanto, antes desse período o resultado pode ser inconclusivo ou falsamente negativo (resultado feminino quando, na verdade, o bebê é menino). 

Ah, e vale a observação: caso você não tiver certeza das semanas gestacionais, recomendamos aguardar um pouquinho mais para realizar o exame, ok?

Qual o custo/valor médio cobrado pelo teste? 

O preço varia bastante entre os laboratórios e as regiões, no entando você deve encontrar preços entre R$ 200,00 – R$ 400,00 na Grande Florianópolis.

Quanto tempo demora para sair o resultado do teste de sexagem fetal?

O tempo para resultado também irá variar bastante entre os laboratórios e as regiões, mas, dada a complexidade da análise, usualmente leva entre 7 e 10 dias úteis para o resultado do teste de sexagem fetal ficar pronto. Haja coração!

O teste de sexagem fetal é seguro? Existe algum risco? Pode haver erro no teste?

Não há nenhum risco para a realização do exame de sexagem fetal. Pois a realização do exame é simples: é feita uma coleta de sangue venoso da mãe – como qualquer outro exame laboratorial.

E o melhor é que esse exame não exige jejum, podendo ser realizado em qualquer período do dia. 

Mas atenção! Caso você faz uso de anticoagulantes como enoxaparina (Clexane), heparina (Liquemine) ou varfarina (Marevan), esse exame não é indicado para você!!

Esse teste também não é recomendado para gestantes que foram transplantadas ou que receberam transfusão sanguínea, pois poderá gerar um resultado falso masculino. 

Estou grávida de gêmeos, posso fazer a sexagem fetal?

Para gêmeos univitelinos, portanto chamados gêmeos idênticos, o resultado é válido para ambos os bebês. 

Mas para gêmeos fraternos, onde há a presença de duas placentas, se o resultado do teste for feminino, indica que ambas as gêmeas são meninas.

Mas se o resultado do teste for masculino, significa que ao menos um dos gêmeos é menino, podendo o outro gêmeo ser menina ou menino.

No entanto, em gestação gemelar pode ocorrer a perda de apenas um dos fetos e nesse caso, poderá ocorrer falso resultado se o feto que não sobreviveu for menino e o feto em desenvolvimento for menina. 

Como fazer seu teste de sexagem fetal conosco?

É muito simples fazer um teste de sexagem fetal com o Laboratório Diagnóstico. Não precisa marcar horário e não é necessário ter um pedido médico. Compareça a qualquer uma de nossas unidades e solicite o exame – nossa equipe estará de prontidão para te atender.

Dica: como não é necessário jejum, recomendamos que evite os horários de pico de atendimento, indo ao laboratório após às 9:00. Vamos adorar te ver por lá!

Leia também...

exame do câncer de mama
Exames

CA 15-3: o exame do câncer de mama

No mês de outubro, enquanto as atenções estão especialmente voltadas à saúde da mulher, vamos lhe apresentar o CA 15-3, o exame de sangue que identifica

exame de psa
Exames

Tudo sobre o exame do PSA

Conheça mais sobre esse exame O Exame de Psa – Antígeno Prostático Específico – é parte importante da rotina de cuidados da saúde masculina. Feito através