VDRL: o que você precisa saber sobre o exame para sífilis

Compartilhe!

A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível curável. Através do exame de VDRL, é possível diagnosticar a sífilis. Nesse post vamos te apresentar o que você precisa saber sobre o VDRL. Vem conferir! 

O que é o exame VDRL? 

O VDRL é um exame de sangue utilizado para o diagnóstico e acompanhamento da sífilis, uma doença sexualmente transmissível, causada pela bactéria Treponema Pallidum. A sigla vem do nome Venereal Disease Research Laboratory que, em tradução literal para o português, significa o Estudo Laboratorial de Doenças Venéreas. 

Como funciona o exame de VDRL? 

A realização do exame VDRL em laboratório é simples: é feita uma coleta de sangue venoso – como qualquer outro exame laboratorial. E o melhor é que esse exame não exige nenhum preparo especial, ou seja, nada de fazer jejum! O exame pode ser realizado em qualquer período do dia, e o resultado fica pronto em alguns dias. 

Quando deve ser feito o exame?

O VDRL é solicitado em diversas  ocasiões. Além da utilização do exame para aqueles com suspeita da doença, o teste de VDRL é solicitado como parte da rotina de medicina ocupacional de alguns trabalhadores. O teste também é solicitado para mulheres que estão se preparando para engravidar e para as gestantes durante a realização do pré-natal. 

O teste VDRL também pode ser solicitado pelo médico para acompanhar o estado da doença em pacientes com diagnóstico positivo prévio, verificando a efetividade do tratamento proposto.

Meu teste de VDRL deu positivo, e agora? 

Caso o resultado do seu VDRL seja positivo, procure um médico para averiguar a conduta mais adequada.

O teste de VDRL pode dar um falso positivo/falso reagente?

Sim, é possível que o exame VDRL tenha um resultado “falso positivo”, ou como é chamado nesse exame, “falso reagente”. Isso pode ocorrer por diversas razões, como no caso de portadores de hepatite crônica, hanseníase, doenças autoimunes, algumas doenças infecciosas febris (malária, varicela ou sarampo), em casos de imunização recente ou após infarto do miocárdio. 

De acordo com o Manual Técnico de Sífilis do Ministério da Saúde, quando o resultado de um teste de VDRL for reagente, deve-se realizar um novo teste, o teste treponêmico, isto é, um teste mais específico para o T. pallidum. Normalmente, para esta etapa é realizado o teste chamado de FTA-Abs, que é um teste que avalia a presença de anticorpos da doença. 

Quanto custa um exame de VDRL? 

O preço varia muito entre laboratórios e regiões, porém o exame pode custar em média entre R$ 20,00 e R$ 70,00. 

Como se prevenir contra a Sífilis? 

Por se tratar de uma Infecção Sexualmente Transmissível, o uso correto e regular da camisinha feminina e/ou masculina é a medida mais importante de prevenção da sífilis. Saiba mais clicando aqui!

Como fazer seu teste VDRL conosco?

É muito simples fazer um teste de VDRL com o Laboratório Diagnóstico. Não precisa marcar horário e não é necessário pedido médico. Compareça a qualquer uma de nossas unidades e solicite a realização do VDRL. Nossa equipe estará de prontidão para te atender!

Consulte este e outros serviços do Laboratório Diagnóstico clicando aqui!

Leia também...

exame do câncer de mama
Exames

CA 15-3: o exame do câncer de mama

No mês de outubro, enquanto as atenções estão especialmente voltadas à saúde da mulher, vamos lhe apresentar o CA 15-3, o exame de sangue que identifica

exame de psa
Exames

Tudo sobre o exame do PSA

Conheça mais sobre esse exame O Exame de Psa – Antígeno Prostático Específico – é parte importante da rotina de cuidados da saúde masculina. Feito através