Anti-Mulleriano: o exame que investiga a fertilidade feminina

Compartilhe!

O exame anti-mulleriano avalia uma estimativa da quantidade de reserva ovariana da mulher. Com ele, é possível avaliar o potencial reprodutivo do ovário.

Por isso, o hormônio anti-mulleriano está diretamente ligado à fertilidade feminina. Acompanhe esse post conosco e saiba mais sobre o exame! 

Para que serve o exame anti-mulleriano?

O Exame Anti-Mulleriano mede os níveis do hormônio no organismo, auxiliando a análise da reserva ovariana (estimativa da quantidade de óvulos que a mulher ainda pode produzir). 

Quando é necessário fazer o exame Anti-Mulleriano? 

A necessidade de realização do exame deve ser avaliada pelo médico: o teste costuma ser utilizado na avaliação geral da saúde da mulher, especialmente daquelas que pretendem ou desejam engravidar. O exame anti-mulleriano também costuma ser recomendado para as mulheres que desejam congelar os seus óvulos para uso futuro.

Como funciona o exame? Quais são os preparos necessários?

Do ponto de vista laboratorial, o exame é bastante simples: é feita uma coleta de sangue venoso – como qualquer outro exame laboratorial. E o melhor é que esse exame não exige nenhum preparo especial, ou seja, nada de fazer jejum! 

Não há pré-requisitos para fazer esse exame, visto que o hormônio anti-mulleriano não é alterado durante o ciclo menstrual.

Qual a relação entre o resultado do exame anti-mulleriano e a infertilidade?

O exame indica quantidade de óvulos, porém não a sua qualidade. Logo, um resultado baixo não indica que a mulher não possa engravidar, mas será necessária uma análise médica mais aprofundada sobre as condutas a serem seguidas. Não deixe de consultar seu médico! 

Leia também o nosso conteúdo sobre Espermograma – o exame da fertilidade masculina

Quanto tempo demora o resultado do exame Anti-Mulleriano? 

O tempo para o resultado varia entre laboratórios, porém usualmente o resultado é liberado em até 10 dias após a coleta. 

Quanto custa um exame Anti-Mulleriano? 

O preço varia muito entre laboratórios e regiões, porém o exame pode custar em média entre R$ 300,00 – R$ 500,00.

Como fazer seu exame de hormônio Anti-Mulleriano conosco?

É muito simples fazer um exame anti-mulleriano com o Laboratório Diagnóstico. Não precisa marcar horário e não é necessário pedido médico. Compareça a qualquer uma de nossas unidades e solicite a realização do teste. Nossa equipe estará de prontidão para te atender!

Consulte este e outros serviços do Laboratório Diagnóstico clicando aqui!

Leia também...

exame do câncer de mama
Exames

CA 15-3: o exame do câncer de mama

No mês de outubro, enquanto as atenções estão especialmente voltadas à saúde da mulher, vamos lhe apresentar o CA 15-3, o exame de sangue que identifica

exame de psa
Exames

Tudo sobre o exame do PSA

Conheça mais sobre esse exame O Exame de Psa – Antígeno Prostático Específico – é parte importante da rotina de cuidados da saúde masculina. Feito através