Os 6 principais cuidados com a saúde da mulher

Tudo o que você precisa saber sobre o jejum para exames!
29 de setembro de 2021

Os 6 principais cuidados com a saúde da mulher

Conheça a importância dos cuidados com a saúde da mulher, e os principais a serem seguidos!

A população brasileira é representada em 51,7% por mulheres. No entanto, a preocupação com a saúde da mulher ainda é um assunto recente, por esse motivo, adotar medidas que ajudem a conscientizar e incentivar os cuidados com a saúde da mulher é fundamental. 

A saúde da mulher é um conjunto de medidas e ações que busca a promoção do bem-estar físico e mental, sempre respeitando as características fisiológicas, metabólicas, psicológicas e sociais da mulher. 

A seguir, conheça 6 formas de prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida, aplicando-as no seu dia a dia! 

A importância de conhecer o próprio corpo

Uma das principais formas de saber como cuidar do próprio corpo é conhecendo-o. É importante dar atenção para si, observando mudanças e identificando sinais que talvez precisem de avaliação médica, por menores que sejam. 

A regularidade da menstruação é um exemplo. Em muitos casos, o atraso ou duração da menstruação de maneira atípica pode representar distúrbios que precisam de acompanhamento profissional com um ginecologista. Da mesma forma, as mudanças na mama podem ser percebidas por meio do autoexame, motivo necessário para buscar atendimento e realizar outros exames, como a mamografia. 

A mulher deve ser capaz de identificar mudanças de humor, dores anormais e outros sinais que representam a necessidade de cuidados profissionais. Além disso, é fundamental manter a regularidade nas consultas médicas, com exames preventivos. 

 

6 Cuidados com a saúde da mulher

Cada mulher apresenta uma relação individual com sua saúde e seu bem-estar. No entanto, alguns cuidados gerais são fundamentais para melhorar a saúde e qualidade de vida, contribuindo para a longevidade. A seguir, confira 6 cuidados com a saúde da mulher que devem ser adotados na rotina.

1. Ter uma alimentação saudável

A alimentação saudável é uma recomendação para todos os sexos e idades. Para a saúde da mulher, uma alimentação equilibrada é ainda mais importante. Afinal, o corpo feminino apresenta maior tendência para o acúmulo de gordura em certas áreas, aumentando riscos para colesterol e doenças cardiovasculares. 

2. Praticar atividades físicas

Praticar atividades e exercícios físicos é uma excelente maneira de cuidar do bem-estar físico, diminuir a sensação de cansaço, melhorar o humor, e evitar o sedentarismo. Além disso, atividades físicas melhoram a força muscular, alongamento e dores articulares.

3. Cuide da higiene íntima

Muitas vezes o cuidado com a higiene íntima pode ser um tabu para as mulheres. Contudo, é muito importante dar atenção a essa região, observar mudanças para evitar infecções que podem ser comuns, como é o caso da candidíase. 

Dessa forma, além de utilizar apenas produtos recomendados pelo médico na região genital, a mulher deve manter outros cuidados, como realizar a limpeza correta, evitar o uso de roupas apertadas, não usar roupa íntima ou roupa de banho molhada, e não compartilhar objetos pessoais.

4. Previna-se contra infecções sexualmente transmissíveis

Os cuidados com a saúde da mulher também envolvem a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). O uso do preservativo é o método mais eficiente para evitar as ISTs. 

5. Conheça seu próprio corpo

Conhecer o próprio corpo praticando o autocuidado é uma das principais ferramentas que uma mulher tem. É por meio do autoconhecimento que você pode identificar precocemente mudanças que, ao serem diagnosticadas ainda no início, apresentam as melhores chances de cura e tratamento.

6. Realizar exames periodicamente 

Por fim, um dos principais cuidados com a saúde da mulher é manter consultas médicas de rotina. Comparecer a essas visitas, possibilita que a mulher tenha uma rastreabilidade da sua saúde periodicamente e que tenha um diagnóstico precoce de alguma doença ou distúrbio que possa aparecer.

Quando algo não vai bem e a mulher sabe identificar, é ainda mais fácil buscar uma solução para aquela alteração. Por isso, praticar os 6 cuidados com a saúde da mulher é fundamental para você ter qualidade de vida, segurança e longevidade. 

Que tal começar agora a cuidar da sua saúde? 

Veja também como vencer o medo de fazer exame de sangue!